Você sabia que o Mar dos Sargaços não tem um litoral?

Publicado: 7 de fevereiro de 2013 em curiosidades

Publicado em 25/01/2013 |

O Mar dos Sargaços está localizado no meio do Oceano Atlântico Norte, próximo ao Caribe. A região é considerada um santuário de animais, como tartarugas marinhas, crustáceos e moluscos.

O sargaço é um tipo de matéria-prima de onde se extrai o alginato, uma substância viscosa que é utilizada pela indústria como goma para adesivos, cosméticos e alimentos.

O Mar dos Sargaços tem 5 milhões de quilômetros quadrados. A área é coberta por algas e apresenta uma peculiaridade: o mar não tem um litoral.

O Mar dos Sargaços não tem costa, pois é cercado por quatro correntes oceânicas. Essas correntes causam o depósito de plantas e lixo na região.

O acúmulo de algas e o isolamento provocado pelas correntes fazem com que o mar seja quente e calmo. Entretanto, o Mar dos Sargaços é cercado por águas geladas e fortes correntes.

A falta de um litoral no Mar dos Sargaços já levou vários navios a ficarem à deriva na região. Uma lenda do século XIX afirmava que as algas do Mar dos Sargaços eram carnívoras e devoravam os marinheiros das embarcações que se perdiam na área.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s