Mocidade Alegre vence o carnaval 2013 em São Paulo e é bicampeã

Publicado: 12 de fevereiro de 2013 em noticias
Tags:,

Disputa foi apertada até o último quesito, enredo.
Desfile teve como tema a tentação e a subversão de valores.

Do G1 São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo em 2013. A agremiação conquistou o bicampeonato com o enredo “A sedução me fez provar, me entregar à tentação… da versão original, qual será o final?” (Veja abaixo os vídeos do desfile).

A disputa pelo título foi apertada até o último quesito, enredo. A Mocidade estava apenas um décimo de ponto atrás da Rosas de Ouro, que até então liderava nas notas dos jurados.

Mas, no critério final, a agremiação sediada no Bairro do Limão levou a melhor e alcançou o bicampeonato, mesmo ficando empatada em 268,9 com a Rosas. A Mocidade teve a nota máxima em enredo, e a Rosas perdeu um décimo de ponto. Por um sorteio realizado no sábado, esse era o critério de desempate mais importante.

A Mocidade já havia ficado em primeiro lugar no ano passado, e foi a terceira a passar pelo Sambódromo do Anhembi na segunda noite de desfiles, na madrugada de sábado (9) para domingo (10). Seu desfile contou com 3.200 componentes, cinco alegorias e 25 alas.

O carnavalesco Sidnei França conquistou três títulos com a agremiação. Ele disse que, neste ano, a comemoração será diferente do ano passado, quando houve a confusão das notas rasgadas. “Com certeza, este ano a escola está plena, está inteira”, disse.

Angelina Basílio, presidente da Rosas, lamentou a derrota por diferença tão pequena.

“A gente não sabe o que passa na cabeça dos jurados. Há notas que não concordo, vai ter que ter uma avaliação. Mestre-sala e porta-bandeira e enredo prejudicaram bastante”, avaliou.

Medidas de segurança
Neste ano, por causa da confusão na apuração dos desfiles de 2012, as torcidas não acompanharam a leitura das notas no Sambódromo. No ano passado, um tumulto interrompeu a apuração.

Um representante da Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Devido à invasão, a apuração teve de ser interrompida.

aline de oliveira (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)A rainha de bateria Aline de Oliveira comemora a vitória da Mocidade na quadra da escola, na Zona Norte de São Paulo. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

Torcedores na arquibancada começaram a jogar objetos na área dos organizadores até que conseguiram derrubar as grades e entrar no espaço restrito. Houve quebra-quebra e parte da torcida chegou a atear fogo em carros alegóricos que estavam na área da dispersão do sambódromo.

Em 2013, apenas dez representantes de cada escola, previamente cadastrados, tiveram acesso, e cada um deles recebeu uma pulseira com o emblema da escola. Nesta sexta-feira (14), Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Águia de Ouro, Dragões da Real e Império de Casa Verde voltam à passarela para o Desfile das Campeãs.

Águia penalizada
Para a Águia de Ouro, a terceira colocação tem sabor especial, já que foi a única escola a ser penalizada por estourar o tempo de desfile, e mesmo assim conseguiu se manter entre as primeiras colocações. Ela perdeu 1,1 ponto (1 ponto pelo fato de ter estourado o tempo, e mais 0,1 pelo minuto a mais que esteve na avenida, conforme as regras do carnaval paulista).

“Tem gostinho de primeiro lugar. Saímos atrás de todo mundo, somos terceiros colocados. Se a gente não perde esse ponto, era campeão com sobra”, afirmou o presidente Sidnei Carriuolo.

Rebaixadas
A Mancha Verde e a Unidos de Vila Maria foram as duas escolas rebaixadas do Grupo Especial e vão para o Grupo de Acesso. “Difícil entender isso, a escola vem para disputar o campeonato e fica em último lugar, cabeça para frente”, afirmou o presidente da Vila Maria, Paulo Sérgio Ferreira, logo após o anúncio dos resultados.

Pérola Negra e Leandro de Itaquera, por sua vez, conquistaram as duas primeiras posições no Grupo de Acesso e irão desfilar no Grupo Especial em 2014. A Pérola terminou com 269,6 pontos, contra 269,2 pontos da Leandro.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s