Sony anuncia novo videogame PlayStation 4

Publicado: 20 de fevereiro de 2013 em fofocas, noticias
Tags:, ,

Novo console de videogame apresentado nos EUA tem 8 GB de memória.
Sony também de eanunciar novidades em serviços e para o PS Vita.

Do G1, em São Paulo

Andrew House anunciou novo PlayStation 4 nesta quarta-feira (20) nos EUA. (Foto: Reprodução)
Andrew House anunciou novo PlayStation 4 nesta quarta-feira (20) nos EUA. (Foto: Reprodução)

A Sony apresentou nesta quarta-feira (20) o aguardado PlayStation 4, nova geração do console de mesa da empresa. Este é o primeiro videogame da companhia em sete anos.

O videogame apresentado durante o evento ‘PlayStation Meeting 2013’, realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, deve trazer outras novidades e serviços relacionados à família de videogames PlayStation.

Andrew House anunciou novo PlayStation 4 nesta quarta-feira (20) nos EUA. (Foto: Reprodução)
Novo console PS4 foi anunciado nesta quarta-feira (20) nos EUA. (Foto: Reprodução)

“Hoje é um momento da verdade para a marca Playstation e a Sony”, disse Andrew House, presidente e diretor-executivo da Sony Computer Entertainment Inc., durante a abertura do evento. “Conectividade entre dispositivos é essencial para atender as demandas de jogadores casuais e hardcore. Nossa visão de futuro é levar estas experiências de games em consoles e em portáteis”, afirmou.

O executivo disse que a Sony reconhece o potencial de levar o videogame portátil PS Vita para as salas dos jogadores. “O objetivo é tornar cada faceta da família PlayStation ainda mais poderosa nos próximos meses”, informou.

Novo controle DualShock 4 com touchpad é apresentado nesta quarta-feira (20). (Foto: Reprodução)
Novo controle DualShock 4 com touchpad foi apresentado nesta quarta-feira (20). (Foto: Reprodução)

“Antes mudamos o consumidor para jogar PlayStation, agora é o consumidor que nos moldou para os novos jogos e tecnologias.”

O arquiteto de sistemas do PlayStation 4, Mark Cerny, disse que a experiência de jogo proporcionada pelo novo console é mais personalizada. “Espere mundos ainda mais detalhados e as franquias com ainda mais conteúdo”, afirmou.

Novo controle DualShock 4 do PlayStation 4 terá sensor de movimentos (Foto: Reprodução)
Controle DualShock 4 do PlayStation 4 terá
sensor de movimentos (Foto: Reprodução)

Controle e configurações
O novo PS4 contará com memória RAM de 8GB e um novo controle “DualShock 4” com controle adicional touchpad. A evolução do DualShock 3 passa a contar com touchpad frontal e botão ‘Share’ para compartilhamento de conteúdo.

“A CPU tem a arquitetura mais popular do mundo, a X86. Para a placa de gráficos, é usada uma GPU de PCs, fácil de se programas”, detalhou Cerny. A arquitetura do PS4, segundo ele, facilita a criação de games pelos desenvolvedores. “Criamos uma plataforma de criadores de games para criadores de games”, comentou.

Segundo o arquiteto de sistemas do PlayStation, há uma grande transição no mercado. “Saímos dos cartuchos do Atari 2600, fomos para CD, DVD, Blu-ray. Mas o PS3 e outros consoles não estão prontos para estas mudanças. As pessoas hoje têm muitos dispositivos como tablets e smartphones. Essas tecnologias podem incluenfiar a criação de um novo videogame. O foco do PlayStation 4 é não ter nada que atrapalhe o jogador com o seu game. O jogo precisa ser divertido. O sistema precisa também conectar facilmente o jogador a todo o conteúdo que a Sony oferece”, disse.

Cena do game 'KillZone' para PlayStation 4 (Foto: Reprodução)
Cena do game ‘KillZone: Shadow Fall’ para PlayStation 4 (Foto: Reprodução)

Controle de movimentos
O novo PS4 também vai contar com uma barra similar a do console Wii, da Nintendo, para capturar os movimentos do controle e identificar jogadores. Há uma entrada para headsets e fones de ouvido na parte inferior do controle.

Cerny também apresentou o jogo ‘Knack’, em que o personagem principal é formado por diversos ‘pedacinhos’. Ao levar um golpe, ele perde partes e fica menor. O visual é bastante superior ao dos jogos vistos no PS3.

Estado do jogo e download
O PlayStation 4 poderá salvar o estado do jogo, permitindo que o jogador acesse outros recursos como navegador da web, por exemplo. Ao voltar para o game, ele estará no mesmo momento que o gamer o deixou.

Outra novidade do PS4 é permitir que games por download sejam jogados enquanto estão sendo baixados.

Novidades na PlayStation Network foram apresentadas por David Perry, cofundador do Gaikai. (Foto: Reprodução)Novidades na PlayStation Network foram apresentadas por David Perry, cofundador do Gaikai. (Foto: Reprodução)

Compartilhamento e vídeos
O compartilhamento de conteúdo será outro foco do novo console. Pressione o botão Share, selecione o momento do game que você quer compartilhar, envie para a rede social, e depois volte a jogar.

Com o PS4 também será possível publicar vídeos em tempo real e permitir que seus amigos o assistam jogando.

As novas contas para a rede on-line do PS4 usarão nomes reais e fotos dos usuários, tal qual as redes sociais mais populares do momento.

O acesso para a rede online, para conversar com amigos e ver seus jogos gravados ou ao vivo, poderá ser feito por meio de smartphones e tablets, de onde o jogador estiver.

Segindo Cerny, o sistema será mais pessoal. O console irá reconhecer o jogador e lhe enviará notícias personalizadas. “Quanto mais você usa o PS4, mais ele conhece o gamer e apresenta conteúdo que ele gosta. A meta é que ele possa prever qual o próximo game que o jogador quer comprar”, disse o arquiteto de sistemas do PlayStation.

Cena do novo game 'KillZone: Shadow Fall' para PlayStation 4. (Foto: Reprodução)Cena do novo game ‘KillZone: Shadow Fall’ para PlayStation 4. (Foto: Reprodução)

Nova PlayStation Network
Mudanças na rede de games PlayStation Network e sua integração com o serviço de streaming Gaikai – comprado pela Sony em 2012 por US$ 380 milhões – firam anunciadas por por David Perry, cofundador do Gaikai.

“Criamos a rede mais rápida para se jogar online. A rede vai saber o que você gosta de jogar e de fazer on-line e irá ajudar a ter o conteúdo que se deseja instantaneamente”, declarou Perry.

Segundo o executivo, se o gamer estiver na loja on-line da Sony, e encontrar um game que gosta, basta pressionar X para começar a baixar o jogo e, imediatamente, começar a jogar enquanto o download fica em segundo plano.

Perry também destacou a função de compartilhamento do controle do PS4 para a rede de games da Sony. “Com um toque do botão ‘Share’ do DualShock 4, você pode permitir que amigos assistam a você jogar onde estiver e permitir que eles conversem e interajam com o gamer.”

“Nossa visão é criar a primeira rede social gamer do mundo”, disse Perry. Entre os parceiros da rede PSN estão Facebook e Ustream.

Jogo remoto
O recurso ‘Remote Play’ também evoluiu. Segundo Perry, os gráficos das partidas jogadas no portátil PS Vita pelo ‘Remote Play’ serão os mesmos do PlayStation 4.

Vídeos
Serviços de vídeo por streaming como Netflix, Crackle e outros estarão presentes no console desde o lançamento do PS4, disse Perry.

Compatibilidade
O PlayStation 4 não será retrocompatível com o PS3. Ou seja, os jogos do antecessor do novo console não funcionarão no PS4.

David Perry disse contudo que, no futuro, será possível colocar jogos de PS1, PS2 e PS3 no PS4

Novos games
Entre os títulos que acompanham o novo PS4 está o game “KillZone: Shadow Fall”, cujo visual é muito superior comparado com as versões anteriores lançadas para o PS3. No PlayStation 4, há mais detalhes, melhores efeitos de iluminação e fumaça e mais elementos acontecendo ao mesmo tempo na tela.

“Driveclub” é um novo título que estreia com o PS4, trazendo uma experiência de ‘direção em primeira pessoa’, que inclui detalhes como colocar o cinto de segurança antes de iniciar a partida.

O objetivo do game, segundo seus produtores, é dirigir os melhores carros do mundo nos lugares mais bonitos. O “Driveclub” proporcionará corridas cooperativas Em tempo real, o clube do jogador compete e participa de desafios on-line contra clubes de outros lugares do mundo. O interior dos carros foi recriado nos mínimos detalhes. Na área externa é possível reparar no desgaste nos pneus, em detalhes da pintura e das partes de fibra de carbono.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s